sábado, 24 de setembro de 2011

Você sabe o que é o Natal?

Eu tinha 9 ou 10 anos quando escutei Do They Know It´s Christmas?, música gravada em novembro de 1984 pelo projeto Band Aid, de Bob Geldof. A música de Geldof e Midge Ure tornou-se hit no final do ano e chamou a atenção do mundo para os famintos da Etiópia. Em 1985, O Live Aid, um novo projeto do Geldof, rapaz teimoso que sabia o que queria e o que queria era chamar atenção novamente para esse problema perdido no meio do mundo. Um lugar onde não há nenhum interesse político ou financeiro e portanto pra que ajudá-los? Não sei se os esforços foram verdadeiros ou não, se os resultados foram bons ou não.
Mas eu só sei o que sinto e uma situação de 1984, eu então com 9 anos, e hoje 27 anos depois me chamou tão ou mais atenção. Não sei se foi uma febre descomunal do momento, mas vi Live Aid - O Filme, e alguns pontos de vista foram mudados em mim. Um o da figura de Bob Geldof, que sempre me pareceu alguém um tanto quanto maluco ou aproveitador. Não estou aqui para julgá-lo e nem sei se a figura exposta no filme é real. Nele me pareceu um rapaz sensível e obstinado por realizar o que quer. Me pareceu uma criança, mimada às vezes, mas com certa razão de ser. Quando criança a música me chamou atenção, mais pela beleza e pelo que ela despertava em mim do que por sua causa em si. Hoje, adulta, percebo a importância de sua causa, percebo a importância do Live Aid - e rezo para que o festival tenha sido sincero e tenha tido efeito assim como pareceu no filme. Geldolf vai estar aqui perto em breve, em palestra do SWU Music Festival, falando de sustentabilidade. Gostaria de olhar em seus olhos e ver se há sinceridade em tudo isso. Gostaria de perguntar cada detalhe do stress que foi organizar o Live Aid em 1985, como foi a conversa com Paul MacCartney, e se ele achou que seus esforços surtiram o efeito que desejava. Ou pelo menos um pouco. E se pelo menos o pouco foi conquistado, com certeza foi muito para uma terra que nunca teve nada.
Para quem não era nascido em 1984, talvez não entenda o arrepio que dá ao ouvir até hoje Do They Know It´s Christmas. Talvez quem nunca tenha visto crianças famintas morrendo, talvez nunca entenda que alguns esforços são necessários quando precisamos mudar o mundo.

Para entender mais do que estou falando assista a:

http://youtu.be/G18GbIB5AOc

e tente alugar ou baixar Live Aid - O Filme por aí.


It's Christmas time,
there's no need to be afraid.
At christmas time
we let in light and banish shade
And in our world of plenty
we can spread a smile of Joy
Throw your arms around the world
at Christmas time.

But say a prayer,
Pray for the other ones.
At Christmas time it's hard
but when you're having fun...
There's a world outside your window
and it's a world of dread and fear
Where the only water flowing is
the bitter sting of tears
Where the Christmas bells that are ringing
are the clanging chimes of Doom
Well, tonight thank God it's them istead of you.

And there won't be snow in Africa this Christmas time
The greatest gift they'll get this year is life.
Ohh....
Where nothing ever grows
No rain or rivers flow
Do they know it's Christmas time at all?

Here's to you...
Raise a glass for everyone
Here's to them
Underneath that burning sun
Do they know it's Christmas time at all?

Feed the world...
Feed the world...

Feed the world,
Let them know it's Christmas time again.
Feed the world,
Let them know it's Christmas time again.

Nenhum comentário: