sábado, 20 de março de 2010

Shoegaze por Rafael Martins (duplamente)

Rafael Martins, meu fiel escudeiro de Donezine, em sua vida acadêmica precisou fazer um exercício de radiojornalismo, em que ele deveria entrevistar uma colega de classe e vice-versa. A idéia seria ele falar do movimento Shoegaze e a colega dele de yorkshire. Algo do tipo "falar daquilo que você conhece" (pelo menos um pouco). E ele me enviou, perguntando minha opinião... Porque na verdade, na verdade... quem fez todas as perguntas foi ele próprio. E o mesmo também respondeu às perguntas.
Ao enviar a tal entrevista comentou: "Foi um exercicio de rádio jornalismo...Um aluno entrevistando o outro...uma menina me entrevistou como se eu fosse um especialista em shoegaze ...e eu entrevistei essa menina, uma especialista em...yorkshire (?!?!?!)...heheheeh...Mas e aí minha definição de shoegaze está correta????hehehehe".

É, Rafa, a definição está muito boa. E a entrevista com você, feita por você mesmo (rss) também. Aqui segue o resultado "virtual".

Com vocês, uma definição de shoegaze por Rafael Martins duplamente (na íntegra sem nenhuma revisão, intervenção ou corte):

BOM, PARA COMEÇAR RAFAEL, O QUE É SHOEGAZE?

R - SHOEGAZE É UM ESTILO MUSICAL QUE SURGIU NA GRÃ BRETANHA NA VIRADA DOS ANOS 80 PARA OS 90. EM TERMOS DE SOM, SÃO BANDAS COM INFLUÊNCIA DO ROCK PSICODÉLICO DOS ANOS 60 COMO THE DOORS, VELVET UNDERGROUND, BEATLES, PINK FLOYD, ENTRE OUTRAS. PORÉM, COM AS GUITARRAS MUITO MAIS ALTAS E DISTORCIAS, O BARULHO CHEGA À UM PONTO QUE NÃO DÁ PARA DEFINIR UM INSTRUMENTO DO OUTRO E AO CONTRARIO DA MÚSICA POP, OS VOCAIS NÃO FICAM A FRENTE DO INSTRUMENTAL E GERALMENTE SÃO MUITO BAIXOS E ESTÉREOS, O QUE CONTRASTA COM TODA BARULHEIRA PRODUZIDA PELOS INSTRUMENTOS.


NUMA TRADUÇÃO LIVRE PARA O PORTUGUÊS, SHOEGAZE SIGNIFICA ALGO COMO “CONTEMPLAR AS PONTAS DO SAPATO” OU “OLHAR PARA AS PONTAS DOS PÉS”...NÃO É UM NOME ESTRANHO PARA UM ESTILO MUSICAL?

R - DE FATO É, MAS TEM UM POR QUE. ORIGINALMENTE O TERMO FOI UTILIZADO PARA DESCREVER UM SHOW DA BANDA MOOSE EM QUE O VOCALISTA RUSSEL YATES COLOCOU AS LETRAS DAS MÚSICAS GRUDADAS NO CHÃO ENQUANTO O GUITARRISTA K.J. MCKILLOP, QUE POSSUIA VARIOS PEDAIS DE DISTORÇÃO FICAVARAM BOA PARTE DO SHOW OLHANDO PARA BAIXO. O QUE APARENTEMENTE DESMONSTRAVA CERTA INDIFERENÇA DE BANDA COM O PÚBLICO. LOGO OS SEMANÁRIOS BRITÂNICOS COMO NEW MUSIC EXPRESS E MELODY MAKER COMEÇARAM A USAR O TERMO SHOEGAZE PARA DESCREVER A NOVA GERAÇÃO DE BANDA QUE SURGIA NA ÉPOCA, E A PARTIR DAÍ ESSA ATITUDE FOI ENCARADA COMO POSTURA DE PALCO PELAS DEMAIS BANDAS


O ENGRAÇADO É QUE TAMBÉM EXISTEM OUTROS TERMOS PARA DEFINIR O ESTILO...

R - SIM. TALVEZ O MAIS ESTRANHO DE TODOS SEJA THE SCENE THAT CELEBRATES ITSELF OU “A CENA QUE CELEBRA A SI MESMA”, ISSO PORQUE HAVIA CERTA UNIÃO ENTRE AS BANDAS, ALÉM DE UMAS SEREM O PÚBLICO DE OUTRAS. MAS HÁ A EXPRESSÃO BAGGY PARA AS BANDAS MAIS DANÇANTES E CRUSTIES PARA AS MAIS PUNK, MAS TALVEZ OS MAIS GÉNERICOS SEJAM INDIE ROCK E NOISE POP. MAS O PÚBLICO AINDA PREFERE SHOGAZE OU SHOEGAZING.


É INTERESSANTE TAMBÉM NOTAR QUE NA CENA SHOEGAZING, NOISE POP...QUE SEJA...EXISTEM MUITAS MULHERES EM BANDAS. HÁ QUE SE DEVE ISSO?

R - BOM, NÃO HÁ UMA RAZÃO ESPECIFICA QUE EXPLIQUE ISSO. A PARTIR DO PUNK ROCK NO FINAL DOS ANOS SETENTA COMEÇOU A SER MAIS COMUM VER BANDAS COM GAROTAS E AO LONGO DOS ANOS OITENTA ISSO CONTINUOU DENTRO DO ROCK ALTERNATIVO, SEJA NOS ESTADOS UNIDOS OU NA GRÃ BRETANHA. OUTRO FATOR QUE TALVEZ EXPLIQUE ISSO, É QUE NÃO SÓ O SHOEGAZE, MAS COMO NA MAIORIA DAS VERTENTES DO ROCK ALTERNATIVO, AS BANDAS TÊM SUA ORIGEM EM UNIVERSIDADES, OU SEJA, UMA CLASSE SUPOSTAMENTE MAIS INSTRUÍDA QUE RECONHECE O VALOR DA MULHER QUANTO CIDADÃ. MAS AO CONTRARIO, POR EXEMPLO, DO MOVIMENTO RIOT GRRL, QUE ROLAVA NA MESMA ÉPOCA NOS ESTADOS UNIDOS, AS BANDAS SHOEGAZE NÃO TINHAM UMA POSTURA POLÍTICA.


VOCÊ PODE CITAR ALGUMAS...

R - E SÃO VÁRIAS AS BANDAS COM GAROTAS: MY BLOODY VALENTINE, SLOWDIVE, LUSH, BLEACH, SILVERFISH, CURVE, ENTRE OUTRAS.

POR QUE A MAIORIA DAS BANDAS TEM O NOME CURTO?

R - É OUTRA CARACTERISTICA DO ESTILO QUE NÃO POSSUÍ UM PORQUE PROFUNDO. É APENAS UMA QUESTÃO ESTÉTICA. AS PRIMEIRAS BANDAS A SE DESTACAREM COMO MOOSE, RIDE, VERVE, LUSH POSSIAM NOMES CURTOS E AS BANDAS QUE SURGIRAM POSTERIORMENTE APENAS SEGUIRAM ISSO COMO MODA.


QUAIS SÃO OS DISCOS ESSENCIAS PARA SE ENTENDER O ESTILO?

R - ANTES DE ENTENDER O SHOEGAZE COMO ESTILO MUSICAL, É INTERESSANTE VER O QUE INFLUENCIOU ESSAS BANDAS. SE PENSARMOS NOS AOS SESSENTA PODEMOS CITAR O PRIMEIRO DISCO DO VELVET UNDERGOUND, O REVOLVER DOS BEATLES, O PRIMEIRO DO THE DOORS E O THE PIPER AT THE GATES OS DAWN DO PINK FLOYD. OUTROS DISCOS IMPORTANTES PARA A INFLUENCIA DO GÊNERO, MAS JÁ NOS ANOS OITENTA SÃO O TREASURE DO COCTEAU TWINS, O PYCHO CANDY DO JESUS AND MARY CHAIN E O ISN´T ANYTHING DO MY BLOOD VALENTINE. JÁ DIRETAMENTE SOBRE O SHOEGAZE, O MY BLOODY VALENTINE COM O LOVELESS E O JESUS AND MARY CHAIN COM O HONEY´S DEAD TAMBÉM SÃO REFERENCIAS, ALÉM DO NOWHERE DO RIDE, O JUST FOR A DAY DO SLOWDIVE, EVERYTHING´S ALRIGHT FOREVER DO BOO RADLEY E O SPOOKY DO LUSH.


AINDA QUE ESSA CENA MUSICAL TENHA TIDO SEU AUGE EM 91,92,93, ANTES DA METADE DAQUELA DECADA JÁ NÃO SE OUVIA FALAR NELA. O ACONTECEU?

R - É PRECISO QUE SE ENTENDA QUE O MEIO MUSICAL ALÉM DE ARTE, É UM MEIO DE ENTRETENIMENTO E POR ISSO UMA ATIVIDADE COMERCIAL. AINDA QUE SE TRATE DE UM ESTILO QUE SE DISTANCIE DE OUTROS GENEROS VOLTADO PARA GRANDE MASSA, O ARTISTA NÃO PRODUZ UM DISCO APENAS PARA EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS E OPINIÕES, MAS UM PRODUTO PARA SER COMERCIALIZADO. ASSIM, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO O MERCADO VAI SE ADEQUANDO AS TENDENCIAS. ENTÃO, NOS ANOS 40 TINHAMOS O BEBOP, NOS ANOS CINQUENTA O ROCK N´ROLL, NOS ANOS SESSENTA O POWERFLOWER, NOS ANOS SETENTA O PUNK ROCK, NOS OITENTA O POST PUNK, O HARDCORE, NOS NOVENTA O SHOEGAZE E TAMBÉM O GRUNGE E NO SÉCULO VINTE TEMOS O CHAMADO NOVO ROCK E O EMO.
MAS MAIS IMPORTANTE É PERCEBER QUE UM ESTILO NÃO ACABA SIMPLESMENTE POR QUE NÃO ESTÁ MAIS NA MODA.


INCLUSIVE HOJE TEMOS O NU GAZE...

ISSO, E QUE NA VERDADE NÃO É NADA MAIS DO QUE BANDAS QUE CRESCERAM OUVINDO AS BANDAS NO INICIO DOS ANOS NOVENTA.


MAS AGORA O ESTILO MAIS AMPLO?

R - ESTÁ MAIS AMPLO NO SENTIDO QUE AS BANDAS HOJE NÃO VÊEM APENAS DA GRÃ BRETANHA. TEM SURGIDO MUITA BANDA BOA DE NOVA YORK COMO A PLACE TO BURY STRANGERS E CRYSTALS STILTS . O GLISS DE LOS ANGELES. E TAMBÉM DA GRÃ BRETANHA, COMO OS IRLANDESES DO SWEET JANE. MAS PRINCIPALMENTE DE OUTROS LUGARES DO MUNDO COMO, A POLONESA SALUMINESI., DOUGLAS HEART DA SUECIA. ASALTO AL PARQUE ZOOLOGICO DA ARGENTINA. O THE SOUNDSCAPES, QUE UMA BANDA PAULISTA RADICADA EM NOVA YORK E O RADIARE AQUI DE CAMPINAS. FORA JAPÃO, FILIPINAS, MEXICO.
MAS ACIMA DE TUDO O PÚBLICO PRECISA ENTENDER QUE ESSE RÓTULOS: INDIE ROCK, SHOEGAZE, GRUNGE E ATÉ EMO, SÃO UMA FORMA DO JORNALISTA DESCREVER UM DETERMINADO ESTILO MUSICAL E QUE ESSES TERMOS NA VERDADA NÃO SIGNIFICAM NADA.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima entrevista, parabéns